terça-feira, 17 de junho de 2014

Música e Cura são temas do Ciclo de Palestras 2014

No segunda de semana de junho a CEB-União Paroquial Luterana sediou uma série de palestras em grande parte de suas paróquias filiadas. A divulgação foi muito ampla, totalmente distribuído em 5.000 folders, além de compartilhamentos pela rede social Facebook.
 
O Grupo AZZIZ vem de Serra Pelada, distrito de Afonso Cláudio, estado do Espírito Santo. Estiveram por aqui 4 de seus 10 integrantes, sendo que o Pastor Sigmund Berger é o atual diretor da Associação Diacônica Luterana, entidade que abriga o Grupo AZZIZ. A palavra "Azziz" vem do hebraico e significa "Sustentados pelo Senhor".

 

 
Na última sexta-feira à noite a programação foi destinada à contação de causos e rodas de viola, além das músicas tradicionais sertanejas. Esta programação foi designada de "Baile da Família" e o cardápio servido foi linguiça e pirão, complementado por arroz, macarrão e diversas saladas, vinho para acompanhantes e refrigerantes para os motoristas. Na foto acima vemos o Pastor Sigmund contando o causo da gibóia que subiu pelo Itajaí-Açu. Com vasto repertório da melhor música popular sertaneja acompanharam-lhe Éverton, Tiago e Douglas.
 


O P. Ronei Ponath, da Blumenau Velha Central apresenta P. Sigmund Berger. A ADL-Associação Diacônica Luterana foi fundada em 1957, pelo casal Arthur e Käte Schmidt, ele pastor e ela catequista, nascidos na Alemanha. Funciona em regime de internato, oferecendo cursos complementares ao Nível Médio, visando a formação de lideranças leigas para as comunidades eclesiásticas da IECLB e localidades dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. Atualmente atende a 77 estudantes. Esta promoção "Baile da Família" destinou seus valores arrecadados para a compra de uma nova máquina de lavar roupas industrial, pois a atual está com 36 anos de uso.
  

Além das lindas mensagens através da música eclesiástica de confessionalidade luterana, P. Sigmund Berger trouxe informações importantes baseadas em Gerson Damasceno, teórico, sobre o efeito hipnótico da música no cérebro humano além das questões de volume musical e seu efeito sobre o comportamento humano.


Nas Palestras, o P. Sigmund Berger apontou para o conteúdo da música brasileira, transmitida pelas rádios, cujas letras contém duplo sentido, usando termos do mundo infantil para confundir as pessoas. Essas músicas, associadas à dança, hipnotizam e propõe comportamentos anti-éticos, admitindo aberrações das mais diversas. Se a Igreja não falar sobre isso, não denunciar esse malefício torna-se conivente, afirmou ele.
 

Na noite de encerramento, na Blumenau Velha Central, o grupo que veio do Espírito Santo recebeu lindas lembranças das mãos do presidente da paróquia local e o agradecimento do Sr. Adelino Sasse, presidente da Comunidade Evangélica de Blumenau - CEB-UPL.

Foram lembradas todas as pessoas e paróquias que facilitaram a vinda do grupo AZZIZ para este Ciclo de Palestras, e o sr. Adelino falou da gratidão a elas pelo seu tempo dedicado a este trabalho de formação cristã continuada na área geográfica da CEB-UPL.

Ouvir a mensagem por música e por explicações fundamentadas no Evangelho no Dia de Pentecostes significou a confirmação da promessa de Jesus: "Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.", conforme João 14. 18 Gratidão, alegria e incentivo são as conclusões do Ciclo de Palestras 2014. Agradecemos a todos que se envolveram nesta proposta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário