terça-feira, 10 de abril de 2012

Culto Infantil Blumenau Centro IECLB festeja Páscoa

Cristo ressuscitou! Aleluia!

Esta notícia maravilhosa continua alegrando a toda gente que crê em Jesus.
Vários são os elementos que lembram e fazem com que a Páscoa 2012 tenha sentido na vida dos cristãos e cristãs na fase infantil e juvenil...

Celebrar a Páscoa, nessa perspectiva de seu sentido na atualidade, foi o objetivo proposto no trabalho que relatamos a seguir...

A cruz é o elemento que lembra violência e morte, pois era utilizada para aplicar a pena de morte. O apóstolo Paulo disse: "Certamente a palavra da cruz é loucura..." Como o próprio Deus pode escolher tal forma para demonstrar a Sua Redenção?
A fé e a graça de Deus fazem com que nós visualizemos o amor de Deus na cruz, tanto no crucifixo, ao percebermos o sofrimento do Filho de Deus para redimir nossos pecados, morte e o mal que existe no mundo, quanto na cruz vazia, sinal de que Cristo nos resgatou, vencendo tudo isso. A cruz vazia é sinal da vitória de Cristo, é sinal da Ressurreição!

É nessa cruz, confeccionada em papel, que as crianças apontaram outros elementos tradicionais da Páscoa cristã...







Os girassóis acompanham os movimentos do sol. Assim também nós queremos voltar nosso olhar para Deus, de onde vem a nossa força e segurança. Sem Ele não podemos viver, assim como o girassol não vive sem o sol.

O coelho é símbolo de fertilidade. Fertilidade quer dizer vida, vida em abundância, nova vida. Quando nascem coelhinhos, há esperança da perpetuação da espécie. O coelho é o mamífero que apresenta o maior percentual de reprodução.

O cordeiro já está presente no Antigo Testamento: como primícia da Páscoa, o anjo poupa a vida dos primogênitos dos israelitas ante aos umbrais das portas marcadas com o sangue de um cordeiro. Depois, Cristo se torna o "cordeiro de Deus", que liberta o mundo do pecado.
Às vezes, o cordeiro aparece com a figura da bandeira, estampando a cruz e/ou um cálice. Estas formas retratam o cristianismo na perspectiva da Remissão dos pecados a partir da cruz de Cristo e/ou na perspectiva da presença de Cristo na Sagrada Comunhão - Santa Ceia.

O peixe aparece várias vezes no ministério de Jesus: ele busca os pescadores, para tornarem-se pescadores de gente...; ele multiplica alimentos - pão e peixe; ele proporciona vida em abundância - a rede jogada volta cheia de peixes, garantia de alimentos e o que é necessário para viver... entre outros.

O sino é o sinal profético: quem escutar o sino, sabe as horas de Oração, as horas de iniciar a Celebração comunitária. Esteja onde estiver, qualquer cristão, de qualquer idade é convidado a ter um momento de oração silenciosa e solitária ao ouvir as badaladas dos sinos. Ali Deus se torna presente, pela oração e por sua Palavra proferida.

A vela é sinal do Cristo ser a luz do mundo.

O ovo de chocolate é a saudade do ovo natural, que contém uma vida escondida em si.


As crianças foram presenteadas com lindos ovos de Páscoa, com a forma de Girassol,
confeccionados pela Orientadora Hannelore.


Oportunamente estaremos publicando o "modo de fazer" dos Ovos Girassóis!
Lembre-se: ao utilizar imagens ou texto deste blog, cite-o nas Referências.


Feliz e Abençoada Páscoa 2012!






Nenhum comentário:

Postar um comentário