quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Crianças em tempo de Quaresma

Quaresma inicia hoje.
O que a criança tem a ver com isso?
Não vamos partir para o tudo ou nada... Vejamos: no Antigo Testamento as crianças sofreram juntamente com todo o povo a escravidão no Egito.
A história de Moisés e Miriã é linda e é contada a partir da infância.

Quaresma tem relação com 40 dias. Na tradição do Antigo Testamento foram 40 anos de peregrinação pelo deserto até chegar à terra prometida por Deus.

Naturalmente, conta-se até o Domingo de Ramos, que inicia o período da Semana Santa.

Contrição, contenção, isto é, arrependimento dos pecados, jejum e oração fazem parte da tradição desta época. É lembrado o sofrimento de Cristo para nos libertar de todos os pecados.
Portanto, a partir do Novo Testamento temos um redirecionamento da festa da Páscoa, até então Festa da Libertação da Escravidão. A partir do sofrimento, morte e ressurreição de Cristo a festa da Páscoa é a Festa da Vida, em que a morte não tem a última palavra.

Trata-se da fé na graça da ressurreição.

Quaresma é tempo de meditar.
E tempo de auxiliar a criança a compreender que nem todas as dimensões da fé são explicáveis racionalmente. Por isso, é importante propor alguns exercícios sensoriais que proporcionem a vivência da espiritualidade em grupos, nas comunidades de confessionalidade luterana.

Não há muita graça em antecipar a Festa da Páscoa, a Festa da Vida. O mundo, em geral, convida a encobrir a turbulência, a espera, o tempo de deserto.
É fundamental que a criança possa experimentar a dimensão da espera - ou, o tempo do "nada". Assim, cria-se uma expectativa, que demora sim!, mas que terá o seu ápice num momento muito especial, memorável.

Além disso, podemos pensar no símbolo bastante utilizado é o ovo. Ao quebrá-lo não é possível nascer ninguém, nem pintinho, nem passarinho, nem jacaré, nem crocodilo, nem cobra.
Se cuidarmos do ovo, deixarmos a natureza encarregar-se da transformação natural, haverá vida nova.

E, para presentear quem leu este artigo até o seu final, a natureza também dá sinais de época. Vejam algumas fotos das Quaresmeiras de Blumenau...



Um bom preparo para a Páscoa a cada um e a cada uma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário